Gerais

Governo e Sesap discutem saúde do trabalhador em evento nesta terça-feira (30)

Por em 29 de abril de 2019 às 09:40:02

Natal é a capital que mais notifica transtornos mentais em todo o Brasil em decorrência da atividade laboral. A maior causa desses transtornos, segundo o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Rio Grande do Norte, é a violência no ambiente de trabalho.

Para discutir a temática e encerrar as atividades do Abril Verde, mês alusivo a conscientização para a prevenção de acidentes de trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Cerest, realizará um grande encontro entre trabalhadores e trabalhadoras nesta terça-feira (30). O evento acontecerá no auditório da Governadoria, a partir das 10h30, e contará com a participação da Governadora Fátima Bezerra.

“A proposta é reafirmar o compromisso do estado com as questões que envolvem a saúde do trabalhador e trabalhadora do RN. Na oportunidade, entregaremos à Governadora uma minuta de uma portaria que amplia as condições de notificação para acidente de trabalho”, explica a subcoordenadora do Cerest RN, Kelly Kattiucci Brito.

Ações durante o Abril Verde

Ao longo do mês, o Cerest, em parceria com as Regionais de Saúde, promoveu diversas ações de prevenção aos acidentes e combate às violências no ambiente de trabalho. Entre as atividades desenvolvidas estiveram encontros nas I e V regional de saúde, com secretários de saúde dos municípios, oficinas e audiência pública na Assembleia Legislativa. A I Nursat pautou a temática violência no trânsito, visando a promoção à saúde de motoristas dos municípios de Jundiá, Espírito Santo e Santo Antônio.

Já na II Regional de Saúde, no Município de Mossoró, foram realizadas ações nos ambientes de trabalho com profissionais de teleatendimento e profissionais da saúde. No município de Caicó, trabalhadores e trabalhadoras participaram de palestra sobre o adoecimento.

Na capital potiguar e sua Região Metropolitana também aconteceram ações junto a empresas e hospitais privados e públicos. “No Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o Cerest comprometeu-se em ampliar de forma legal o número de notificações de acidentes graves”, destacou Kelly Brito.

Dados sobre acidentes de trabalho registrados no Rio Grande do Norte

De 2014 a 2018 foram 9.803 acidentes, sendo assim distribuídos:

Corte, laceração, ferida contusa, punctura: 3.954

Fratura: 3.433

Contusão, esmagamento: 2.198

Amputação ou enucleação: 218

Para mais informações:

Subcoordenadora do Cerest RN, Kelly Kattiucci Brito – (84) 99663-1366

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO