Gerais

Unesco concede título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica ao Parque da Cidade

Por em 30 de maio de 2019 às 07:01:45

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu da Unesco, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A notícia foi recebida pelo gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, no final da tarde desta terça-feira (29). Para ele, este reconhecimento internacional é a consolidação dos objetivos buscados pela equipe da Unidade de Conservação do município de Natal.

“Cuidamos da recuperação de áreas degradadas, da preservação da diversidade biológica, do desenvolvimento de atividades de pesquisa, da educação ambiental e da busca pela qualidade de vida para os visitantes”, concluiu o gestor.

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica gerida por um conselho nacional, formado por representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente.

De acordo com as normas, para ser um Posto Avançado, aprovado pelo conselho, é necessário que a instituição desenvolva, pelo menos, duas das três funções básicas da Reserva nos campos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

O título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, concedido pela Unesco tem validade de quatro anos, mas pode ser renovado. Para isso a instituição deve se esforçar para cumprir as regras no sentido de continuar trabalhando para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento científica sustentável.

A Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, com os seguintes objetivos básicos: preservação da diversidade biológica, desenvolvimento de atividades de pesquisa, monitoramento ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações, reconhecida pelo Programa Intergovernamental “O Homem e a Biosfera – MAB”, estabelecido pela Unesco, organização da qual o Brasil é membro.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO