Estado

Vivaldo solicita reabastecimento em hospitais e no SAMU do medicamento que pode salvar vida de paciente infartado ou com AVC

Por em 30 de maio de 2019 às 13:12:47

Dados recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que 17,5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de doenças do coração. De posse destas informações e tendo conhecimento da falta de algumas medicações para tratar pacientes com problemas sérios no coração, o deputado Vivaldo Costa (PSD) está solicitando providências neste sentido.

O parlamentar encaminhou requerimento pedindo para que seja garantido o abastecimento de trombolíticos para o atendimento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC) nos hospitais regionais e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Além de deputado, Vivaldo é médico e sabe o quanto o serviço de saúde público precisa melhorar.

No Brasil, até o final de dezembro, mais de 260 mil pessoas já haviam morrido por causa de doenças cardiovasculares em 2018. “Esta medicação é usada para infarto e AVC. Se o paciente chegar em tempo hábil e tiver todos os critérios preenchidos para fazer a terapia trombolítica, a vida é salva sem precisar para fazer qualquer intervenção cirúrgicas. Esta medicação é muito importante tanto nos hospitais regionais quanto no SAMU”, defendeu.

O pedido será encaminhado a governadora Fátima Bezerra e ao secretário de saúde Cipriano Maia.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO