Gerais

Sesap discute prevenção da violência contra a mulher

Por em 9 de junho de 2019 às 08:12:48

Com o objeto de avaliar os serviços de saúde no aspecto da atenção às vítimas de violência sexual, o Ministério da Saúde esteve esta semana visitando algumas unidades hospitalares e serviços de referência para este tipo de atendimento no Rio Grande do Norte.

Em reunião na manhã desta sexta-feira (7) o secretário de saúde, Cipriano Maia, recebeu o resultado preliminar destas visitas e discutiu com equipes das áreas de saúde da mulher, vigilância epidemiológica, atenção à saúde, coordenação de hospitais e núcleo de prevenção às violências, estratégias para organizar e qualificar o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Foram visitados os hospitais Ana Bezerra, em Santa Cruz, Maternidade Divino Amor em Parnamirim, Centro de Saúde Anita Garibaldi em Macaíba, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Santa Catarina em Natal.

Entre os encaminhamentos observados pelo Ministério da Saúde estão a educação permanente continuada dos profissionais de saúde, mantendo uma agenda de capacitações; fortalecimento de parceria com universidades públicas e privadas para sensibilização dos profissionais, além de qualificação das notificações dos casos de violência, para que os territórios mais fragilizados possam ser identificados.

Desde 2016, através do Grupo de Trabalho de Cultura de Paz, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem debatendo a questão da prevenção das violências, promoção da saúde e cultura de paz, fazendo ajustes e articulação com os serviços de saúde de forma instersetorial.

“Precisamos pensar em estratégias na ótica da humanização e respeito aos direitos das mulheres e trabalhar de forma intersetorial esta questão, envolvendo outras secretarias também. O nosso projeto RN Saudável, inclusive, tem em um de seus eixos prioritários a cultura de paz”, disse Cipriano Maia.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO