Gerais

Sesap participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Por em 1 de agosto de 2019 às 14:30:05

Para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está promovendo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, um evento voltado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) dos distritos sanitários de Natal, com o tema: “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação, hoje e para futuro”!

O evento acontecerá nos dias 02, 05, 06 e 07 de agosto e contará com a participação de profissionais multidisciplinares de várias áreas técnicas da Sesap e SMS Natal. Os debates foram distribuídos de acordo com a localização de cada distrito sanitário (Norte I, Norte II, Oeste, Leste e Sul) e serão realizados na UNP Floriano Peixoto, IFRN Zona Norte, Auditório do SAMU e Uni Facex Deodoro, das 8h às 12h.

Serão discutidos temas, como: o papel dos agentes comunitários na promoção da amamentação; orientações sobre alimentação complementar e prevenção da transmissão vertical da sífilis, HIV e hepatites virais.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Há cerca de quase 30 anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerado um veículo que promove o aleitamento em 120 países.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Os objetivos da SMAM 2019 são:

  • Informar as pessoas sobre os vínculos entre proteção social parental com igualdade de gênero e amamentação;
  • Vincular iniciativas de apoio à maternidade/paternidade e normas/leis sociais com igualdade de gênero em todos os níveis para apoiar a amamentação;
  • Envolver-se com indivíduos e organizações para um maior impacto;
  • Mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental com igualdade de gênero para apoiar e promover a amamentação.
Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO