Gerais

Trabalhadores dos Correios suspendem paralisação, mas mantém estado de greve

Por em 17 de setembro de 2019 às 17:11:13

Nesta terça (17), os trabalhadores dos Correios do RN decidiram suspender a paralisação, iniciada no dia 11 de setembro. Nas assembleias, realizadas em Natal, Mossoró e Caicó, também foi definida a manutenção do estado de greve até o julgamento do dissídio coletivo ou assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho. Dessa forma, novas mobilizações podem ocorrer se a Empresa avançar nas negociações.

Direitos

Até o início do movimento grevista, a direção da Estatal não havia demonstrado abertura ao diálogo sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, rejeitando, inclusive, a mediação do Tribunal Superior do Trabalho.

A postura intransigente foi recuada ainda no primeiro dia de paralisação, quando a ECT solicitou uma audiência ao Tribunal para tratar do dissídio, a qual ocorreu no dia 12.

As propostas apresentadas em Brasília, que incluíram a prorrogação do atual Acordo Coletivo de Trabalho até o dia 02 de outubro, foram levadas para avaliação em cada estado e, por fim, a categoria aceitou a suspensão da greve.

Ao final do prazo indicado, deverá haver uma nova decisão por parte da Empresa e dos trabalhadores, que poderão iniciar novas movimentações nacionais.

Privatização

A luta da categoria não se dá por esgotada, especialmente em decorrência da ainda vigente ameaça de privatização dos Correios. Esta segue como uma das principais bandeiras de resistência dos ecetistas em todo país.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO