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É Lei: Prefeitura de Natal divulgará canais de atendimento do CVV

Por em 21 de outubro de 2019 às 16:02:39
 

Foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (21) a Lei nº 6.947, que estabelece a divulgação dos canais de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV) nos órgãos e repartições da Prefeitura de Natal. A iniciativa, fruto de um projeto da vereadora Júlia Arruda, é fazer chegar à população o serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio realizado pelo CVV.

“Apresentamos esse projeto no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A campanha passou, mas sabemos que a depressão é uma questão de saúde pública e não escolhe mês para acontecer. Por isso, o momento continua sendo oportuno e, embora simples, é uma iniciativa que terá um alcance social e um impacto extremamente positivos”, comentou Júlia Arruda.

A lei estabelece que a divulgação seja feita por meio de cartazes onde deve constar a seguinte mensagem “Falar é a melhor solução. Valorize a vida. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br“, a serem afixados em locais com grande circulação de pessoas, sobretudo aqueles que atendem diretamente a população, como escolas, postos de saúde e centros de assistência social.

Criado em 1963, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e de utilidade pública. Desde 2017, o serviço mantém convênio com o Ministério da Saúde, que implementou a partir dessa parceria uma nova estratégia de enfrentamento ao suicídio e anunciou a expansão da rede de apoio. O CVV conta hoje com mais de 3 mil voluntários espalhados por todo o Brasil, realizando, anualmente, mais de 2 milhões de atendimentos.

“O trabalho desenvolvido pelo CVV, além de pioneiro, é uma referência no Brasil. Porque muito se fala em prevenção ao suicídio, mas é importante que as pessoas que estão passando por momentos difíceis saibam que existem serviços especializados em fazer esse atendimento, de forma anônima e gratuita”, destacou a autora da iniciativa.

O Centro de Valorização da Vida atende de forma voluntária, gratuita e sob total sigilo todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os canais de atendimento são o 188, disponível 24 horas, ou pelo chat no www.cvv.org.br

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