Gerais

Oficinas e cursos destacam viés educacional da Mostra de Cinema de Gostoso

Por em 11 de novembro de 2019 às 11:40:04

A manhã do último sábado (9) foi dedicada a aprender sobre como introduzir a sétima arte nas salas de aula de São Miguel do Gostoso. O curso “Cinema na Escola”, ministrado dentro da programação da Mostra de Cinema de Gostoso, reuniu professores da rede pública da cidade para discutir a importância de se falar sobre o cinema desde os primeiros anos escolares. O professor da UFRN Ruy Rocha foi o responsável por ministrar a aula.

A jornalista e produtora audiovisual paraibana Ana Célia Gomes contou que seu primeiro contato com a sétima arte foi dentro de casa, através de seus familiares. Hoje ela se orgulha de ter realizado a primeira Mostra de Cinema de Sumé, sua cidade natal na Paraíba, em 2018.

“Vimos ao longo do tempo os cinemas das cidades do interior irem se transformando em igrejas, farmácias, etc. Foi uma alegria muito grande ver minha cidade inteira reunida em praça pública para ver cinema de qualidade”, conta.

A história do primeiro cinema improvisado de São Miguel do Gostoso, o “Cinema Ellen”, também foi relatada pelos presentes ao encontro. Os professores relembraram que a sala surgiu depois de um nativo ir morar em São Paulo e trazer a ideia para a cidade. “Havia sessões normais e sessões de filmes mais quentes. Muita gente não queria, mas o cinema era um sucesso”, contou uma das participantes.

O professor Ruy Rocha destacou como é importante falar sobre o cinema e apresentar a arte na escola desde os primeiros anos. “O audiovisual se fixa na cabeça das crianças de um modo surpreendente e a partir disso, elas começam a ter contato com um novo mundo”, acrescentou.

O trabalho da Mostra de Cinema de Gostoso com crianças e adolescentes se estende até a Mostra Infantil de Filmes, com exibição de curtas de várias partes do país em duas sessões diferentes: de seis a 10 anos e de 11 a 14 anos, privilegiando alunos da rede pública de São Miguel do Gostoso. Há três anos a Mostra conta com apoio do Governo do Estado via Secretaria de Turismo e projeto Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO