Gerais

Começou nesta quinta a 4ª edição do Círculo Natalense do Cordel

Por em 15 de novembro de 2019 às 10:28:47

Começou nesta quinta-feira (14) a 4ª edição do Círculo Natalense do Cordel, evento que busca promover o cordel enquanto gênero literário, que há um ano teve o reconhecimento como patrimônio imaterial de nossa cultura.

O evento que acontece ao ar livre, na Praça Padre João Maria, Centro histórico de Natal, tem mais dois dias repletos de programações, encerrando as atividades no sábado (16), às 21h com o show de encerramento “Forró na Praça” com a artista Tonha Mota e a banda Fuxico de Feira.

A iniciativa é uma realização da Associação Cultural Estação do Cordel, em parceria com a Academia Norte Rio-Grandense de Literatura de Cordel (ANLIC) e a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA). O evento é aberto a toda a população.

Na programação dos três dias do Círculo Natalense do Cordel terá como temática: O boi no romanceiro, no cordel e nos sertões, será realizado palestras, oficinas, exposições, feira de livros e apresentações literárias e musicais.

A ação é também uma homenagem ao DIA NACIONAL DO CORDELISTA, celebrado em 19 de novembro, e vai reunir estudiosos, escritores e amantes do gênero cordel, tanto locais quanto nacionais. A iniciativa pretende aproximar ainda mais a população do Rio Grande do Norte da cultura cordelista, viabilizando o intercâmbio de saberes, do popular ao erudito, do informal ao formal.

O evento também busca explorar a dimensão pedagógica da literatura, sobretudo no contexto educacional, no qual o cordel atua como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

“Entendemos que uma das potencialidades do cordel, senão a maior, é a pedagógica, que contribui com o processo formativo do cidadão, no qual os professores são agentes indispensáveis na mediação do saber”, destaca Nando Poeta, educador, cordelista e um dos idealizadores do Círculo Natalense do Cordel.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO