Estado

Programa RN + Saudável promove Seminário Regional em João Câmara

Por em 26 de novembro de 2019 às 12:10:51

Nesta terça-feira (26) acontece em João Câmara o Seminário de Pactuação do Programa RN + Saudável. A ideia é dialogar com os 26 municípios que compõem a III Região de Saúde sobre ações de promoção, proteção e prevenção que possam ser agregadas ao programa, além de identificar necessidades e dificuldades da região para formulação de propostas de intervenção pactuadas.

O evento será realizado no Auditório do SEST/SENAT, das 8h às 17h, com a presença de técnicos e gestores de instituições que atuam no Rio Grande do Norte e movimentos sociais que desenvolvem ações nessa região.

O Programa RN + Saudável é uma política de Estado, que tem por finalidade articular ações de promoção, proteção e prevenção de riscos e danos à população do Rio Grande do Norte, de forma interinstitucional e intersetorial, potencializando e induzindo práticas saudáveis para melhoria da qualidade de vida e ampliação da cidadania.

Tem como foco os municípios como corresponsáveis pela gestão da vida em seus territórios, e protagonistas de ações para resolver problemas e atender a necessidades de seus cidadãos.

“Os seminários Regionais são espaços de diálogo e pactuação e devem envolver o maior número de atores sociais locais de modo a colocá-los em situação para refletir sobre seus territórios – o que fazem hoje e o que podem fazer amanhã, implicando-os como agentes territoriais de mudanças”, explicou Teresa Freire, coordenadora de programas estratégicos e regionais da Sesap.

Na programação desta terça-feira (26) está prevista a realização de Feira de Ações Locais; apresentação do Programa RN + Saudável, com a caracterização da região do Mato Grande e condições de vida e saúde do RN; plenária com apresentações de propostas e diagnósticos dos municípios sintetizados em grupos, encerrando com exposição dialogada para construção de uma agenda de compromisso e pactuação.

A proposta é levar, além de João Câmara, os Seminários Regionais para as cidades sede das outras sete regiões de saúde: São José de Mipibu, Mossoró, Caicó, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Natal e Açu.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO