Estado

Gestores discutem Vigilância e Proteção à Saúde no RN na UFRN

Por em 18 de dezembro de 2019 às 16:01:05

“Compromisso com a vigilância e proteção à saúde no RN” será o tema do encontro entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e gestores municipais, nessa quinta-feira (19). O evento acontece das 8h30 às 15h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

“Vamos discutir compromissos e iniciativas para enfrentarmos as graves ameaças à saúde pública no Estado do RN, mobilizando atores governamentais e da sociedade civil para implementar ações de controle das arboviroses e de outros agravos que ameaçam a vida das pessoas”, explicou Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, ressaltando a necessidade da participação maciça dos prefeitos neste evento.

O encontro conta com a participação de equipe técnica do Ministério da Saúde, Sesap, Conselho Estadual de Saúde (CES), Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Regional de Medicina (CRM-RN), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRN (NESC) e Poder Legislativo.

Na programação será exibido um vídeo de pessoas que sofreram impactos diretos em decorrência das arboviroses, vão acontecer debates sobre o cenário das arboviroses e óbitos evitáveis no RN, além de discussões sobre imunização e doenças negligenciadas.

Será apresentado também o Plano de Qualificação das Vigilâncias, com as responsabilidades do estado e dos municípios e, ao final, um Protocolo de Intenções para pactuação entre os gestores.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO