Estado

Serviço de inspeção animal do RN será equiparado ao federal

Por em 9 de março de 2020 às 07:29:29

Pequenos, médios e grandes produtores agrícolas do RN têm muito a comemorar. É que o selo emitido pelo Serviço de Inspeção Estadual do Rio Grande do Norte (SIE), vai ter a mesma equivalência do federal (SIF).

A mudança ocorrerá durante o Seminário de Sensibilização sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, na segunda-feira (9).

Mário Manso, diretor geral do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), órgão responsável pela inspeção, explica que essa é uma grande conquista para o Estado e para os produtores potiguares, que a partir de agora, com o reconhecimento da eficiência do SIE, pelo Governo Federal, poderão comercializar seus produtos no Brasil inteiro, desde que possuam o selo estadual.

“Ter nosso serviço equiparado ao nacional tem uma importância enorme, principalmente quando levamos em conta o nosso potencial para a produção de queijos artesanais, e mais ainda quando lembramos da regularização pela qual estão passando, as 39 queijeiras no Seridó, através do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Agricultura e Pesca do RN (SAPE)”, afirma.

“Entre os produtos beneficiados no RN, que ganham com essa equivalência, estão a manteiga da terra, as carnes dos ovinos e caprinos, pescados,  mel, ovos entre outros produtos, que terão um maior valor agregado, para que os produtos passem a ter de fato, o preço equivalente à qualidade que possuem,  e cheguem aos mercados além do RN de forma legal”, finalizou Mário, destacando ainda que se trata de uma mola propulsora na busca do selo federal, para uma futura exportação internacional.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO