Gerais

10 dicas importantes antes de comprar um imóvel

Por em 25 de maio de 2020 às 18:30:37
Imagem: Pixabay

Ao comprar uma casa, o processo de compra é complexo e pode levar certo tempo. Então, ter prioridades bem definidas é uma maneira útil de você estar bem guiado através desse processo sem esquecer alguns dos detalhes que podem fazer toda a diferença nessa hora – e que são importantes para você e sua família.

Aliás, seu corretor de imóveis também vai querer entender quais são suas prioridades. A compreensão de quais recursos significam mais, ajudará a eliminar as casas que não servem para você e a comparar as casas que servirão.

 Neste artigo, discutiremos sobre o que considerar ao comprar uma casa nova, com 10 dias importantes para você que pretende comprar um imóvel em breve e ter a tranquilidade de assinar um contrato e receber as chaves de sua nova casa em mãos, sem passar por momentos de grandes transtornos ou burocracia.

Cada um terá uma classificação diferente em importância para compradores individuais, mas vale a pena examinar todos os pontos. Se você ainda não pensou seriamente sobre esses fatores, agora é sua chance! E, se você estiver visitando casas para comprar uma delas juntamente com alguém em especial, ou mesmo sua família, fale com cada uma das pessoas envolvidas, para que você possa ter ideia da importância de cada necessidade.

Confira a seguir as 10 dicas importantes a considerar ao comprar uma casa!

1. Localização da casa

Os compradores desejam encontrar imóveis em Natal que permitam fácil acesso aos locais que mais frequentam (trabalho, escola, compras, recreação, local de culto, amigos e familiares). Procure fácil acesso às principais estradas e verifique o fluxo de tráfego. Verificar isso antes de uma compra pode ajudar evitar aborrecimentos, como um trajeto excessivamente longo. Fale sobre suas preferências e pergunte ao seu corretor de imóveis se determinados locais de lotes trazem um preço de compra mais alto.

2. O tamanho do lote

Dentro de um bairro, os tamanhos dos terrenos podem ser bastante semelhantes. Depois de consultar o que está disponível no bairro desejado, você verá em breve se tem uma preferência clara de grande ou pequeno, canto ou interior. Alguns terrenos são em forma de torta; alguns são retangulares e outros são de forma irregular. Dependendo do nível de privacidade, como você usará o gramado e o comprimento da calçada, isso pode ser importante para você. Se parece haver uma pergunta sobre onde um lote termina e outro começa, verifique a descrição e as dimensões do lote com seu corretor de imóveis. Se você encontrar uma casa que inclui dois lotes, pense nas possibilidades de no futuro ter garagem extra, escritório de trabalho etc, ou quem sabe construir uma segunda casa e vendê-la no futuro.

3. Número de quartos

Cada família tem uma ideia de quantos quartos precisa. Algumas famílias gostam que seus filhos compartilhem quartos, enquanto outras gostam de quartos separados para acomodar diferentes horários de dormir e hábitos de estudo. Se você tem visitantes regulares por um período de tempo, é bom ter um quarto designado como quarto de hóspedes. Um quarto extra também funciona como escritório, sala de jogos para crianças ou sala de ginástica.. Pense cuidadosamente sobre seu estilo de vida e o que realmente necessitará!

4. Número de banheiros

Decida com antecedência quantos banheiros você prefere. Casas mais antigas podem ter apenas um banheiro, e os compradores geralmente procuram maneiras de adicionar outro. Se houver apenas um banheiro, verifique se você pode conviver com isso, se uma reforma não for possível. As casas mais novas geralmente têm dois ou mais banheiros, embora alguns possam não ter um chuveiro. O tamanho e o estilo do banheiro também são importantes. Você quer uma banheira ou chuveiro ou ambos? As banheiras de hidromassagem são populares para relaxar, e algumas pessoas preferem um chuveiro para facilitar o acesso. Pense nas pessoas (incluindo convidados) que usarão os banheiros e terá uma ideia mais clara do tamanho e estilo do banheiro que funcionará melhor para sua realidade.

5. Layout da cozinha da sua casa nova é importante

A cozinha é o coração da casa. É onde uma boa comida é criada para a família e os amigos se reúnem. Quando os convidados chegam, geralmente acabam ficando pela cozinha e, por ser um local de aconchego, o tamanho e o layout são importantes. Seja claro se você precisa de uma grande cozinha gourmet com muito espaço no balcão, pias e armazenamento ou se uma cozinha típica será suficiente. Cada família tem ideias diferentes sobre culinária. Qualquer que seja o seu estilo de cozinhar, faça uma análise detalhada de layout. Quaisquer que sejam as suas preferências na cozinha, anote-as e discuta-as com seu corretor de imóveis para procurar a melhor opção para a sua família.

6. Verifique a idade, estilo e condição dos eletrodomésticos

Aparelhos são caros para substituir. Reserve um tempo para estimar a idade e condição de cada um. Você também pode ter algumas preferências fortes. Por exemplo, você pode gostar de cozinhar em um fogão a gás e não gostar de usar um fogão elétrico. Para algumas pessoas, esse tipo de diferença pode ser motivo para uma quebra de negócio. Alguns são mais fáceis de adicionar do que outros. Então, ao olhar uma casa, não presuma que todos os aparelhos fiquem com a casa: pergunte ao vendedor! Se a maioria dos aparelhos e sistemas mecânicos parecer antiquada, verifique os custos de substituição e se você está disposto a ter esse gasto.

7. Idade do imóvel

Se você está interessado apenas em novas construções, isso é irrelevante. No entanto, se você estiver disposto a procurar um apartamento em Natal e um novinho em folha estiver fora de suas condições financeiras, poderá ver opções mais antigas. As casas mais antigas podem ter um caráter atraente e também podem precisar de mais reparos e atualizações. Esteja atento a isso!

8. Preço de compra e impostos

Antes de procurar, você deve determinar sua faixa de preço e ser pré-aprovado para um empréstimo, no caso de precisar de um financiamento. Comprar um imóvel é um investimento enorme e sempre há mais do que apenas o preço de compra, como por exemplo os impostos de registro de imóveis. Pense em como todos os custos afetarão suas finanças e cumpra sua decisão sobre a faixa de preço e o pagamento da sua dívida com o banco.

9. Incentivo do vendedor para vender

Ao procurar casas, você verá que alguns vendedores são mais motivados que outros. Algumas pessoas colocam suas casas para vender em Natal no mercado, mas realmente não se importam se ela vende ou não. Caso contrário, eles ficarão felizes em continuar morando lá e tentarão novamente mais tarde. Com esse tipo de venda, geralmente não há muito espaço de manobra no preço. Então, sinta os sinais e avance em opções que estejam dentro do seu prazo de mudança para o novo imóvel.

10. Necessidades de manutenção

A menos que você esteja comprando uma nova construção, geralmente há uma lista bastante possível de itens de manutenção a serem realizados quando você se mudar. Podem ser reparos, grandes ou pequenos, substituições ou adições: faça uma lista disso e, se não tiver condições de reparar tudo antes de se mudar, crie uma planilha de metas para concretizar estas necessidades.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO