Gerais

MS: nova estratégia orienta buscar médico aos primeiros sintomas

Por em 10 de julho de 2020 às 06:49:51

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde mudou sua estratégia e passou a recomendar nesta quinta (9) que pacientes procurem atendimento médico ao sentir qualquer um dos sintomas da Covid-19, mesmo aqueles considerados leves.

Antes, a orientação era a de que quem tivesse os sintomas mais brandos ficassem em casa e procurasse auxílio apenas em caso de efeitos mais graves, atribuíveis à doença, como falta de ar. Além desta última, entre as manifestações mais recorrentes da doença, estão febre, tosse, cansaço, dor no corpo e mal-estar, dor de garganta, dor de cabeça e, em alguns casos, espirro, coriza e diarreia.

Segundo o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, as evidências no Brasil e no mundo mostraram que, quando se busca o atendimento numa fase inicial da doença, é possível evitar o agravamento.

“O Ministério da Saúde adotou uma nova orientação de casos de Covid-19, mudando a estratégia do ‘fique em casa’ para ’em casos de sintoma, procure um profissional de saúde’, mesmo que seja sintoma leve”, disse, em entrevista coletiva nesta quinta (9).

Leia mais Aqui

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO