Gerais

Agosto Dourado: importância do aleitamento materno

Por em 18 de agosto de 2020 às 16:00:23

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O

s índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil, de acordo com resultados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde. 

Foram avaliadas 14.505 crianças menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Mais da metade (53%) das crianças brasileiras continua sendo amamentada no primeiro ano de vida. 

Para a pediatra do Hapvida Saúde, Gabriela Roriz, o ato de amamentar “é o elo mais forte que a mãe consegue criar com o filho”. Nesse processo, muitas mães podem passar por dificuldades e é ideal criar um ambiente propício para esse momento da alimentação infantil. 

“Para melhorar as práticas de amamentação, é necessário o acompanhamento médico pediátrico. Mas proteção e uma rede de apoio à amamentação são estratégias importantes para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas”, afirma. 

A orientação leva em consideração os benefícios para a saúde da criança e da mulher e, por isso, ” o leite materno é um alimento biologicamente ativo por conseguir produzir anticorpos que protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O aleitamento materno é natural, renovável e totalmente seguro”, esclarece a médica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recém-nascido que recebe o leite materno em até uma hora após o nascimento está mais protegido contra infecções.

Além disso, nessas situações, há redução das taxas de mortalidade neonatal. O essencial é procurar orientação médica, caso haja dúvidas e esclarecer questionamentos sobre essa fase tão importante.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO