Estado

Governo do RN finaliza a obra do Laboratório de Anatomia Patológica

Por em 7 de outubro de 2020 às 06:54:26

Com investimento de R$ 5,6 milhões, o Governo do RN finalizou a construção do Laboratório de Anatomia Patológica do Estado, que em 2018 havia sido entregue sem estar finalizado.  Os recursos foram viabilizados a partir do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, a partir do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão.

“O equipamento vai agilizar os exames de diagnóstico para tratamento oncológico, principalmente quando falamos de câncer de colo de útero e de mama, que ainda são muito prevalentes no Estado”, disse a governadora Fátima Bezerra, chamando a atenção para instalações modernas que vão promover ainda mais a assistência à saúde da população.

“Estamos finalizando, de fato, mais uma obra do Governo do Estado. Mais um resultado do esforço e integração empenhados por todas as secretarias e autarquias da gestão, a partir da orientação da governadora Fátima”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, destacando que parte dos equipamentos do laboratório já foram adquiridos e estão no Almoxarifado Central da Sesap. Os restantes estão sendo relicitados, uma vez que no primeiro certame alguns itens tiveram licitação deserta.

A obra foi retomada nesta gestão, tendo sido paralisada em outubro de 2019, porque dependia da instalação do sistema de refrigeração.  Esses equipamentos eram muito específicos e de pouca oferta no mercado local, o que retardou a concorrência para aquisição.

O entrave foi resolvido pela participação de empresas de outros estados na licitação realizada. A vencedora foi a empresa natalense Arplan Engenharia Térmica. As obras foram, então, retomadas no início de julho passado, quando foram instalados o piso epóxi hospitalar, louças e bancadas; finalizadas e testadas as instalações elétricas e hidrossanitárias. No momento, a obra está em processo de liberação dos alvarás de funcionamento.

BENEFÍCIO

O Laboratório irá alinhar o Estado à sua efetiva obrigação como controlador da qualidade dos exames citológicos, facilitando os fluxos, de forma que os canceres sejam diagnosticados no tempo ideal para o início do tratamento.

“Trata-se de um laboratório vocacionado para o controle de qualidade, que vai fortalecer as ações de prevenção do controle de canceres de mama e de útero, e ser uma referência para o Estado nesta área, disponibilizando novos exames, em um ambiente arquitetonicamente inovador e de tecnologia avançada para a saúde pública”, finalizou o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, pontuando que para a gestão do equipamento, o Estado está buscando parcerias com universidades e instituições da área, para utilizar todo o potencial deste equipamento que vai fortalecer a estrutura laboratorial do SUS, numa área tão crítica que é a saúde da mulher.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO