Tibau

Saúde de Tibau implementa Projeto Praia Terapêutica

Por em 31 de julho de 2021 às 07:01:19


Foi iniciado última quinta-feira, 29 de julho de 2021, no município de Tibau, que faz parte da jurisdição da IIª Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP),  o Projeto Praia Terapêutica, que visa complementar  às demandas dos grupos terapêuticos ofertados aos pacientes de saúde mental do município.

Para tanto, são utilizados os espaços naturais da cidade, potencializando a terapia grupal, com utilização de práticas esportivas: alongamento e Tai Chi Chuan.

Fazem parte do “Projeto Praia Terapêutica”, profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia e educadores físicos da Atenção Primária de Saúde (APS).

O Projeto Praia Terapêutica é coordenado pela psicóloga Graziele Freitas, o enfermeiro Lucas Freire e pelo fisioterapeuta Ramon Medeiros.

O Grupo Ressignificar é composto por pacientes que retornam da internação hospitalar psiquiátrica e fazem tratamento medicamentoso regular. A terapia de grupo foi oferecida como alternativa e incentivo da reinserção social, bem como o fortalecimento de vínculos e a autoestima dos pacientes e familiares.

Os encontros acontecem semanalmente e dispõem de uma equipe multiprofissional para dar suporte às atividades, que vão desde a escuta qualificada às terapias ocupacionais e alternativas com o intuito de expandir os atendimentos para além do consultório.

“Foi sugerido um encontro na praia, ofertando a dinâmica da escuta compartilhada, orientação, atividades físicas e de relaxamento, como de lazer e bem-estar”, disse a psicóloga Graziele Freitas.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Márcia Cristina Alves, o projeto é a valorização do ambiente natural riquíssimo que disponibilizamos e a oferta de qualidade de vida para os pacientes.

“A ideia foi apoiada pelos envolvidos e colocada em prática e que rendeu momentos de revigoramento, aprendizado e bem-estar. Os encontros acontecerão mensalmente e visamos que outros grupos possam ser inseridos nessa dinâmica”, ressaltou a secretária.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO