Gerais

Estimativas para o PIB foram de alta de 3% a 5,3% ao longo de 2021

Por em 4 de março de 2022 às 10:22:30

FOLHAPRESS – As projeções para o crescimento da economia brasileira no segundo ano da pandemia variaram de 3% a 5,3% ao longo de 2021. O PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%, segundo o IBGE.

Os números do mercado não são muito diferentes das projeções do Ministério da Economia, que foram de 3,2% a 5,3%. As do Banco Central do Brasil, de 3,8% a 4,7%.
O último relatório Focus apontou crescimento de 4,5%.

No início do ano passado, economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central projetavam crescimento de 3,5% para 2021.

Esse número foi sendo reduzido até abril, quando chegou ao patamar mais baixo do ano diante de uma piora na crise sanitária que provocou novas restrições de circulação.

A chamada segunda onda, no entanto, teve impacto maior do ponto de vista da saúde, mas menor na economia. Com isso, as previsões para o PIB do ano começaram a melhorar e chegaram ao ponto mais alto em agosto.

Quando ficou claro que a economia havia parado de crescer e que a inflação em alta demandaria mais aumentos de juros, elas voltaram a piorar.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO