Serra do Mel

Secretária de Agricultura defende instalação de URT em Serra do Mel

Por em 17 de março de 2022 às 13:27:20

Diversas ações estão sendo desenvolvidas com maior frequência pela Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria de Agricultura, para a revitalização da cajucultura no município. 

Como parte dessas ações estão as articulações com os mais diversos setores, empresas e parceiros, além da participação em eventos e reuniões, como a que aconteceu esta semana, em Natal, com a presença da secretária Andrea Vicente e os engenheiros agrônomos Braz Lino e Glenda Lira. 

Eles se reuniram com Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical e com dirigentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para discutir sobre a possibilidade de formalizar mais uma parceria que viabilize projeto de desenvolvimento da cajucultura. 

De acordo com Andrea Vicente, a intenção é montar Unidades de Referência Tecnológicas (URTs), nos principais polos produtores de caju do Estado, contando com o apoio da Embrapa e dos demais órgãos de pesquisas.

O município de Serra do Mel, ressalta a secretária, se destaca como o de maior produção de castanha de caju, sendo reconhecido recentemente como a Capital da Castanha devido a sua produção. “Com isso, defendemos a instalação de uma URT em Serra do Mel”, comentou a secretária. 

De acordo com Gustavo Saavedra, está se desenhando um arranjo bastante interessante no Rio Grande do Norte em torno da cadeia produtiva do caju. “Vamos ficar com a parte da pesquisa, que é o que fazemos de melhor. O Sebrae vai ficar na linha de frente atuando diretamente com os produtores”, informou Saavedra.

Ele ainda ressaltou que nesse contexto, é de suma importância o apoio dos municípios. “Temos boas perspectivas de impactar a cajucultura em todo Estado”, afirmou Gustavo Saavedra.

Também participaram da reunião, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o diretor-técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, o diretor de operações Marcelo Toscano, gestor do projeto de fruticultura do Sebrae, Franco Marinho e o gerente da unidade de agronegócios Sebrae, Ângelo Baeta.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO