Gerais

Tuberculose: médico explica os sintomas, o diagnóstico e como se prevenir

Por em 30 de março de 2022 às 07:44:02

Uma doença infectocontagiosa que entra no organismo por meio das vias aéreas superiores. Assim é a tuberculose. Quando não tratada pode deixar sequelas ao paciente. Os ambientes fechados, sem ventilação, são propícios à proliferação das bactérias dessa enfermidade que são transmitidas de forma direta, de pessoa a pessoa.

”O Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecido como bacilo de Koch (BK), entra no organismo e se aloja no pulmão ou em outras partes do corpo, caracterizando a enfermidade”, explica o infectologista do Sistema Hapvida, Igor Thiago Queiroz. 

Tosse seca e com sangue, dor no peito ao tossir e dificuldades para respirar são os principais sintomas. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da patologia, outros apresentam indícios aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos.

”É necessário evitar o contato com os doentes e tratar efetivamente os acometidos para que eles não transmitam aos demais”, ressalta o especialista. Segundo Queiroz, quando a bactéria desenvolve-se em outros órgãos, é possível que surjam cansaço excessivo, suor noturno, febre e inchaço no local em que a bactéria está instalada.  

O quadro clínico pode deixar sequelas irreversíveis e, por isso, o tratamento não pode ser abandonado. ”A intervenção, geralmente, à base de antibióticos tem duração de seis meses e é 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade”, enfatiza o médico.

A principal maneira de prevenir é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin). O imunizante deve ser dado às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO