Política

Bolsonaro propõe corte de 58% em órgão que administra dados do SUS

Por em 22 de setembro de 2022 às 13:02:31

FOLHAPRESS – O governo Jair Bolsonaro (PL) enviou ao Congresso a proposta de Orçamento para 2023 prevendo um corte nominal de 58% na verba do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), o que despertou receios sobre a vulnerabilidade dos dados geridos pelo órgão.

O departamento é responsável pelo desenvolvimento e gestão de sistemas do SUS sobre filas para consulta e procedimentos, também de notificações de doenças, entre outros serviços. Além disso, lida com informações sensíveis de milhões de usuários dos serviços de saúde.

Pela proposta enviada ao Congresso, o órgão teria R$ 140,2 milhões disponíveis ao próximo ano, enquanto a verba sugerida para 2022 foi de R$ 330 milhões (em valores correntes).

O DataSUS ganhou projeção durante a pandemia por administrar aplicativos de certificação das vacinas contra a Covid, como o ConecteSUS.

O departamento foi alvo de críticas por vazamentos de dados do governo e ações de hackers nos sistemas do Ministério da Saúde. Os números sobre o avanço da Covid chegaram a ficar sem atualização após ataque no fim de 2021 aos dados da pasta.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO