Gerais

Vaticano autoriza início de processo de beatificação de arcebispo brasileiro

Por em 16 de novembro de 2022 às 15:06:34

Nesta terça-feira (15), o Vaticano anunciou a aprovação do processo de beatificação do arcebispo Dom Hélder Câmara. A partir de agora, o religioso poderá ser caracterizado como venerável.

Nascido em Fortaleza, em 7 de fevereiro de 1909, Câmara foi ordenado padre na capital cearense em agosto de 1931. Em 1964, foi nomeado arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, atuando no estado de Pernambuco até a sua morte, em 1999, aos 90 anos.

Um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Câmara teve atuação no período da Ditadura Militar no Brasil, quando defendeu os direitos humanos e pregou uma Igreja voltada para os mais pobres.

Virtudes heróicas

Para iniciar o processo que o levará a ser considerado santo, Helder Câmara precisou ter suas virtudes heróicas reconhecidas pela Igreja Católica. Essa é a primeira etapa, na qual ele foi reconhecido como “Servo de Deus”.

Depois de aceitar abrir o processo de beatificação, o Vaticano vai fazer um levantamento sobre a vida e as virtudes do arcebispo, confirmando suas virtudes ou que ele sofreu martírio em defesa da fé. Durante esse período, Câmara é considerado “venerável”.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO