Sem categoria

Respeitando a igualdade de gênero, Simone Tebet anuncia primeiro escalão do Planejamento e Orçamento

Por em 16 de janeiro de 2023 às 06:17:52

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet anunciou em coletiva o nome dos secretários que formarão o primeiro escalão em sua pasta. Durante anúncio, ela ressaltou o respeito à igualdade de gênero em seu Ministério.

“Quero começar dizendo que o primeiro critério é a competência individual, a trajetória profissional de cada um. Mas, dentro dos inúmeros currículos, dos economistas, administradores, nós fizemos questão de começar anunciando que aqui tem igualdade de gênero. Portanto, estão equiparados. Nós temos três homens e três mulheres [incluindo ela mesma] igualmente na escala, comandando a partir de agora essa pasta e esse ministério tão importante”, ressaltou a ministra.

O primeiro nome anunciado foi o do secretário-executivo, número dois na hierarquia da Pasta. Trata-se do economista Gustavo Guimarães, ex-secretário parlamentar, ex-secretário de Avaliação, Planejamento e Energia, e ex-secretário Especial Adjunto da Fazenda, com passagens pelo Banco Central e Banco do Brasil. Gustavo tem especialização, mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Já a Secretaria do Planejamento será ocupada pela cientista política Leany Lemos, que tem mestrado e doutorado pela UnB e pós-doutorado pelas Universidades de Oxford e Princeton.

Funcionária de carreira do Senado Federal, Lemos foi secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão nos governos de Rodrigo Rollemberg (DF) e Eduardo Leite (RS). Também foi presidente do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Para a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), o escolhido foi Paulo Roberto Bijos, consultor em orçamento e doutorando pela UnB, que já foi analista de planejamento e orçamento na SOF, além de auditor-federal de controle externo no TCU e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Procurei nessa diversidade trazer linhas de pensamentos econômicos diferentes. São os diferentes que vão fazer com que a gente possa chegar em um denominador comum e não errar
— ministra Simone Tebet

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO