Direito

Debate sobre Supremo nas redes é puxado por direita e foca Moraes

Por em 6 de dezembro de 2023 às 12:02:18

O debate sobre o STF (Supremo Tribunal Federal) e seus ministros nas redes sociais, em 2023, foi marcado por polarização, predomínio da direita e muitas menções a Alexandre de Moraes.

Esses são alguns dos dados do levantamento da Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV ECMI), que analisou postagens de 1º de janeiro a 16 de outubro no Facebook, Instagram e YouTube. Nessas redes, os pesquisadores identificaram um maior protagonismo de usuários que veem o STF de modo negativo.

No X (ex-Twitter), a coleta abrangeu período menor, começando em 7 de junho e terminando na mesma data. Nessa rede, diz o relatório, houve maior equilíbrio nos posicionamentos sobre a corte, com leve predominância de críticas.

O levantamento foi feito dentro do “Projeto Mídia e Democracia”, apoiado pela União Europeia.

No Facebook, foram analisadas postagens de deputados federais e senadores citando nomes dos ministros e a palavra STF -não foram considerados posts sem menção ao Supremo ou aos ministros.

Em quantidade de postagens, os partidos com mais destaque são o PL e o Novo (615 e 105 posts respectivamente). Na esquerda, estão PT e PSOL (489 e 127).

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO