Política

Tentativa de golpe não teria ocorrido sem Bolsonaro, diz Lula

Por em 8 de fevereiro de 2024 às 09:47:33

Na manhã desta quinta-feira (8), o presidente Lula (PT) abordou a operação da Polícia Federal direcionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus ex-ministros, assessores e chefes das Forças Armadas.

“Lamentavelmente, presenciamos uma tentativa de golpe. Houve uma investida para desmantelar o processo democrático que construímos ao longo de muitos anos. Queremos identificar os financiadores dos acampamentos e os responsáveis diretos pelo que ocorreu em 8 de janeiro de 2023”, expressou Lula em uma entrevista à rádio Itatiaia.

“O indivíduo [Bolsonaro] que ocupava o cargo não estava preparado para vencer, não estava preparado para perder, não estava preparado para aceitar a derrota. Tanto é que optou por deixar o país e se refugiar nos Estados Unidos, possivelmente implicado na conspiração que resultou na tentativa de golpe. Creio que isso não teria ocorrido sem a sua participação.”

“É crucial que as pessoas compreendam que em uma eleição democrática há vitórias e derrotas. Quando perdemos, lamentamos; quando vencemos, assumimos o cargo e governamos”, continuou Lula.

“Bolsonaro passou todo o seu mandato alimentando dúvidas sobre a integridade das urnas eletrônicas. Uma tática utilizada para minar a confiança da sociedade. Ao semear essa desconfiança, ele abriu espaço para qualquer tipo de manipulação e desacreditou o processo eleitoral.”

Nesta manhã de quinta-feira (8), a Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e prisão contra ex-ministros de Bolsonaro e militares envolvidos na alegada tentativa de golpe para manter o ex-presidente no poder.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO