Política

Governo recua, cede ao centrão e aceita cumprir calendário para pagar emendas

Por em 23 de fevereiro de 2024 às 09:01:45

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), anunciou nesta quinta-feira (22) que o governo federal chegou a um acordo com parlamentares para elaborar um calendário de pagamento das emendas parlamentares, com execução prevista até o dia 30 de junho.

O acordo foi confirmado por parlamentares que participaram de uma reunião com o ministro no Palácio do Planalto.

Essa decisão ocorre em meio à pressão crescente do centrão, especialmente após o veto do presidente Lula (PT) a esse dispositivo na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O anúncio também precede um encontro entre o presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), juntamente com líderes de bancada.

O ministro concedeu entrevista à imprensa após se reunir com membros da CMO (Comissão Mista do Orçamento) e lideranças do governo.

Padilha afirmou que o veto será mantido oficialmente, devido à avaliação de que sua derrubada poderia violar a Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, o governo firmou um acordo com os parlamentares para que um cronograma de pagamento das emendas impositivas, tanto individuais quanto de bancada, seja cumprido até o dia 30 de junho, que é o limite estabelecido pelas vedações eleitorais em decorrência das eleições municipais.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO