Serra do Mel

Projeto Vale Sustentável destaca potencial do caju em comunidades da Serra do Mel

Por em 13 de março de 2024 às 10:34:02

Serra do Mel, conhecida como um dos maiores produtores de castanha de caju do Brasil, está se destacando ainda mais no cenário agrícola com o Projeto Vale Sustentável. A iniciativa, uma parceria entre a Associação Nacional de Educação Ambiental (ANEARN) e a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover o cultivo de cajueiros nas comunidades rurais do município.

Com a utilização de mudas de cajueiro, o projeto está implantando quintais produtivos nas áreas atendidas, oferecendo não apenas uma fonte de alimento saudável, mas também impulsionando a economia local de maneira sustentável.

O caju, fruta comum desta estação, é peça chave nesse contexto. Além de ser uma das frutas mais apreciadas na região, possui múltiplos benefícios nutricionais e inúmeras possibilidades de uso. 

Sua produção é um dos principais pilares do projeto, que busca não apenas fomentar a agricultura familiar, mas também criar alternativas econômicas viáveis para os moradores locais.

O Programa Vale Sustentável vai além da produção de caju. Ele representa um compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais de Serra do Mel, promovendo a geração de empregos, renda e sustentabilidade ambiental.

Com essa iniciativa, o caju e o município de Serra do Mel ganham ainda mais destaque como símbolos de uma agricultura sustentável e uma comunidade comprometida com o seu desenvolvimento e preservação do meio ambiente. 

O Projeto Vale Sustentável é um exemplo inspirador de como uma fruta tão comum pode ser o impulso para uma transformação positiva em toda uma região. 

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO