Política
Retorno de Trump e aliança com Musk alarmam governo Lula

Donald Trump garantiu 277 votos dos delegados eleitorais – sete a mais que o necessário para vencer as eleições nos Estados Unidos – e, com sua volta à Casa Branca, aliados do presidente Lula já calculam os impactos dessa mudança.
A aliança de Trump com Elon Musk, agora conselheiro presidencial, preocupa o governo brasileiro, que teme o uso das redes sociais para amplificar ataques contra o governo e o Supremo Tribunal Federal (STF), alimentados por influenciadores e parlamentares ligados a Jair Bolsonaro.
Na posse de Trump, no dia 20, bolsonaristas como Eduardo Bolsonaro comemoraram a vitória como uma oportunidade para reviver pautas como anistias políticas e ataques ao Judiciário.
Em um de seus primeiros atos, Trump desobrigou plataformas digitais de remover conteúdos a pedido do governo, reforçando o potencial de propagação de discursos polarizadores.4o