Afonso Bezerra

Prefeito Haroldo de Jango anula concurso e deixa educação em crise

Por em 9 de fevereiro de 2025 às 06:35:51

A gestão do midiático Haroldo de Jango (União Brasil) à frente da Prefeitura de Afonso Bezerra começou com uma crise no setor educacional. Pais, alunos e professores enfrentam um cenário de insegurança devido à anulação das nomeações dos professores concursados e à suspensão do certame público.

A decisão foi fundamentada em apontamentos do TCE-RN sobre supostas convocações irregulares e a falta de estudo de impacto orçamentário.

Em vez de corrigir eventuais falhas e garantir a posse dos aprovados, a administração optou por invalidar todo o processo, deixando a comunidade escolar sem respostas claras.

A medida contraria recomendação anterior do Ministério Público do RN, que havia orientado a rescisão do contrato com a COOPEDU, cooperativa responsável por profissionais temporários, para dar espaço aos concursados.

A possível manutenção das contratações temporárias gera questionamentos sobre ingerência política na educação e reforça a percepção de práticas antigas na administração pública. Sem um plano claro apresentado pela prefeitura, há um risco iminente de salas de aula desfalcadas e do comprometimento do ensino.

A comunidade aguarda uma posição da gestão, que até agora não apresentou soluções concretas.

O silêncio da prefeitura alimenta a dúvida: a administração estará realmente comprometida com uma educação transparente e eficiente ou repetirá velhas práticas de improviso e interesses próprios?

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Arquivos