Direito

CRISE NO STF: FACHIN ENTRA EM CENA PARA APURAR EMBATE ENTRE MINISTROS

Por em 5 de setembro de 2026 às 08:19:50

Desde o início de setembro, o Supremo Tribunal Federal vive um clima de tensão pesada. Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça estão no centro de um embate que envolve mensagens vazadas da Polícia Federal e o nome do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Para tentar colocar ordem na casa, o presidente do STF, Edson Fachin, tomou à frente do caso e decidiu unificar as petições. Ele retirou o pedido feito por Moraes do famoso “Inquérito das Fake News” e colocou tudo em um mesmo procedimento para ser analisado.

O que Fachin já determinou
Em duas decisões rápidas, Fachin deu um prazo de 5 dias úteis para que todos os envolvidos se manifestem oficialmente. Ele ressaltou que a presidência da Corte precisa agir com calma e responsabilidade para garantir que as regras do jogo e os direitos de defesa sejam respeitados.

Como vai funcionar essa apuração
Assim que receber todas as respostas, Fachin vai analisar a situação para decidir se o caso vai para o plenário do Supremo. Ele vai checar se houve vazamento de dados sigilosos, se os documentos foram obtidos de forma legal e se as leis da magistratura foram seguidas.

O que cada um precisa explicar em 5 dias:

André Mendonça: terá que responder sobre alegações de parcialidade nos casos do Banco Master e detalhar por que tirou o sigilo das mensagens da PF que citam Moraes.

Alexandre de Moraes: precisa apresentar os argumentos que usou para pedir a inclusão de Mendonça no inquérito das fake news.

Paulo Gonet (PGR): deve dar o parecer da Procuradoria, inclusive sobre o pedido para anular relatórios da PF que deram início a toda essa confusão.

Andrei Rodrigues (diretor da PF): vai ter que explicar como as investigações foram conduzidas e se houve alguma apuração feita sem a autorização do Supremo.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Arquivos