Esporte

Coletes com GPS e anéis inteligentes podem ajudar no futebol até durante a Copa

Por em 18 de novembro de 2022 às 16:21:01

Após o apito final, muitos jogadores de futebol tiram a camisa, seja para trocar com os adversários ou presentear algum torcedor.

De alguns anos para cá, uma coisa chama a atenção neste momento: os atletas usam um colete por baixo do uniforme.

Esse acessório, na verdade, é só uma pequena parte do lado tecnológico do esporte – que inclui até mesmo anéis inteligentes.

O colete conta com um aparelho que tem GPS, acelerômetro e giroscópio. Ele coleta informações importantes para a comissão técnica.

“Isso permite saber o que o atleta realiza dentro de campo em termos de deslocamento. A gente consegue ver também as questões de aceleração, frenagem, saltos e giros”, explica Daniel Gonçalves, coordenador científico do Palmeiras, em entrevista ao Tecnoblog.

Além dos dados totais de deslocamento, as distâncias percorridas em alguns parâmetros. Em termos de velocidade, existem as faixas acima de 19,8 km/h e acima de 25 km/h, que dão uma ideia de qual a distância percorrida em alta intensidade.

Em acelerações e desacelerações, há categorias acima de 2, 3 ou 4 m/s². “Isso nos dá parâmetros de resistência, força e velocidade”, explica o coordenador científico do Palmeiras.

Imprimir
TAGS

DEIXE UM COMENTÁRIO